Segurança de perímetro e fronteira com tecnologia de detecção de fibra óptica

Nesta era em que as ameaças à segurança estão em constante evolução, garantir a segurança dos perímetros em torno da infraestrutura crítica e das fronteiras nacionais é extremamente importante. A necessidade de medidas de segurança avançadas e confiáveis nunca foi tão grande. Os métodos tradicionais muitas vezes não garantem a cobertura abrangente necessária para proteger a infraestrutura e as fronteiras nacionais. Esta é uma área em que a tecnologia de detecção de fibra óptica pode ser utilizada com alto efeito para aumentar a segurança e os tempos de resposta.
A ideia básica da tecnologia de detecção de fibra é utilizar fibras ópticas como sensores ópticos distribuídos para detectar e monitorar mudanças na temperatura e tensão em uma fibra ou detectar vibrações (sonoras/acústicas) no ambiente ao redor de uma fibra. Quando integrada aos sistemas de segurança e monitoramento de fronteira, a capacidade de detecção acústica é uma ferramenta altamente sensível capaz de identificar até mesmo as menores perturbações.
Uma das aplicações mais significativas da detecção de fibra na segurança do perímetro é sua capacidade de detectar invasões. Ao incorporar fibras ópticas nas cercas ou no subterrâneo, a detecção acústica distribuída (DAS) pode detectar vibrações causadas por passos, alguém subindo uma cerca ou movimentos de veículos. A DAS pode monitorar em tempo real os perímetros de instalações de infraestrutura crítica, como usinas de energia, data centers, ferrovias e bases militares, de forma confiável e por longas distâncias. Assim, ela pode garantir a rápida identificação e abordagem de qualquer acesso não autorizado e proteger esses valiosos ativos.
Em muitos países, as fronteiras nacionais são frequentemente vulneráveis a atividades de contrabando ou tráfico. A tecnologia DAS pode ser implantada ao longo dessas fronteiras para detectar tentativas de violação dessas barreiras. Essencialmente, ela é capaz de diferenciar entre animais selvagens inofensivos e ameaças potenciais para reduzir alarmes falsos e chamadas e respostas desnecessárias.
Uma das aplicações mais sofisticadas da DAS é a detecção de túneis subterrâneos. Geralmente, contrabandistas e indivíduos não autorizados usam túneis para contornar a segurança das fronteiras. Os sistemas de detecção de fibra podem identificar as vibrações sutis causadas por atividades de escavação, alertando as autoridades sobre a presença de túneis e evitando travessias ilegais. Essa tecnologia está transformando o cenário de segurança de perímetro e fronteira. A capacidade da DAS de detectar e localizar invasões de forma precisa e em tempo real faz dela uma ferramenta inestimável para a proteção da infraestrutura crítica e das fronteiras nacionais. Nossas medidas de segurança precisam evoluir no mesmo ritmo das ameaças. Ao utilizar e integrar a detecção de fibra óptica nas ferramentas de monitoramento usadas, estamos mais bem equipados para enfrentar esses desafios.
Visite nosso site para mais informações sobre detecção de fibra óptica e nossas soluções de detecção.
Leia nossas outras publicações sobre detecção de fibra:
- Aprimore o monitoramento de tubulação com detecção de fibra óptica
- Aprimore o monitoramento de parques eólicos com tecnologia de detecção de fibra óptica
- Monitoramento de fibras ópticas e detecção óptica fortalecem a infraestrutura crítica com as diretivas NIS2, CER e KRITIS da UE
Atualmente, Douglas Clague é gerente de marketing para soluções de campo de fibra óptica na VIAVI. Doug conta com mais de 20 anos de experiência em teste e medição com foco principal em tecnologias de fibra óptica e cabo, apoiando o mercado de telecomunicações. Antes da VIAVI, trabalhou como engenheiro de fabricação, engenheiro de soluções e gerente de desenvolvimento de negócios. Doug participou de vários painéis do mercado sobre tendências tecnológicas de fibra e cabo. Ele frequentou a Brunel University em Londres e tem formação em Engenharia Elétrica e Eletrônica.